Moradores de Tocantínia promovem carreatas de protesto contra a desinstalação da Comarca

Moradores de Tocantínia promovem carreatas de protesto contra a desinstalação da Comarca

Na tarde desta segunda-feira (02), os moradores de Tocantínia promoveram uma carreata de protesto nas principais ruas da cidade contra a Resolução aprovada pelo pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins, que desinstala a Comarca de Tocantínia, transferindo os processos e atendimentos para a Comarca de Miracema.


A decisão tomada pelo Tribunal de Justiça desagradou à população, pois além de Tocantínia, a Comarca atende os municípios de Lajeado, Lizarda e Rio Sono. E a maior parte da população de Tocantínia são indígenas e não indígenas, considerados de baixa renda que buscam pelos serviços da justiça. Com a desinstalação o acesso será dificultado.


Para tentar reverter à situação, os moradores estão se mobilizando para sensibilizar o Conselho Nacional de Justiça, através de manifestação pacífica e coleta de assinaturas para abaixo assinados que será encaminhado ao órgão.


O prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino Gomes Neto (SD), o vice-prefeito, Nilo Monteiro (MDB), e os vereadores, participaram da manifestação, ato promovido pela iniciativa dos moradores que estão insatisfeitos com fim da Comarca. A carreata de protesto seguiu até ao Fórum da cidade.


No ato, o Prefeito Manoel Silvino, disse que o fechamento da Comarca foi recebido com tristeza, pois sabe que a maior parte da população do município é carente. “Essa mudança para Miracema, vai dificultar o acesso dessas pessoas” ressaltou o prefeito. Lembrou também que a união e a participação de moradores são muito importantes para reforçar o pedido ao Conselho Nacional de Justiça, a permanência da Comarca.

MG4259
MG4216
MG4303
MG4318
MG4289
MG4287
MG4282
MG4274
MG4262
MG4266


Imprimir   Email