Lançado sistema de avaliação do servidor da Secretaria Municipal de Educação de Tocantínia

A Prefeitura Municipal de Tocantínia por meio da Secretaria Municipal de Educação lançou neste último dia 19 de dezembro o Sistema de Avaliação de Desempenho e Evolução Funcional dos Profissionais do Magistério.

A Secretaria Municipal de Educação realiza o processo de avaliação do servidor, considerando o que estabelece os artigos 121, 122 e 123 do Estatuto dos Servidores Públicos Civis da Administração direta e indireta dos Poderes do Município de Tocantínia, Estado do Tocantins, Lei nº 238/2005 que trata do desenvolvimento das boas práticas de trabalho.

A Avaliação de Desempenho tem o objetivo de responder as necessidades de desenvolvimento do Sistema Municipal de Educação e de seus respectivos profissionais, no que trata a qualificação do servidor e a evolução funcional.

A Avaliação de Desempenho será aplicada a todos os funcionários pertencentes a Secretaria Municipal de Educação. São ainda objetivos da Avaliação de Desempenho: diagnosticar e analisar o desempenho individual e coletivo dos servidores no desenvolvimento de suas atividades/atribuições; envolver os profissionais da Educação para a adesão ao processo avaliativo; aprimorar o senso de responsabilidade de todo profissional ao aplicar a Avaliação de Desempenho; verificar de forma sistemática, o desempenho de cada servidor na função e seu potencial de desenvolvimento futuro; proporcionar condições adequadas de trabalho aos servidores para o bom desempenho de suas funções; possibilitar aos profissionais do Magistério, estáveis ou estabilizados, a valorização profissional por meio da evolução funcional; possibilitar maior estreitamento nas relações interpessoais e a cooperação entre todos os profissionais e suas chefias; direcionar políticas e programas de capacitação e aperfeiçoamento profissional dos servidores; identificar ações para o desenvolvimento profissional do servidor; ser instrumento de alinhamento das metas individuais com as institucionais.

Para o Secretário Municipal de Educação André Goveia o Sistema de Avaliação “ visa não apenas estabelecer notas mas sim conhecer e sistematizar melhor o perfil de cada servidor da Rede Municipal de Educação e assim desenvolver ações de melhorias da qualidade dos serviços prestados por estes profissionais, bem como valorizar e identificar as ações de destaque para que estas fortaleçam ainda mais o processo de ensino e aprendizagem.”

 

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Formação continuada para professores indígenas e de escolas de tempo integral

Neste ultimo dia 17 de dezembro, na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz,  teve inicio  o ultimo modulo do ano do Programa de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, que contemplou professores da Educação Infantil Indígena e de Escolas de Tempo Integral da rede municipal.

Os professores das Escolas de Tempo Integral puderam participar da abordagem de Gestão de Sala de Aula,  no qual puderam aprimorar as práticas pedagógicas voltadas ao controle do tempo, a mediação entre o aluno e o conhecimento, a gestão do tempo no desenvolvimento dos conteúdos, a observância dos ritmos e estilos de aprendizagem, a organização da sala de aula para cada aula de forma a fazer com que se obtenha sucesso no processo de ensino e aprendizagem.

O objetivo da formação é fortalecer e promover melhorias no desenvolvimento das aulas e melhorar os níveis de aprendizagem dos alunos. Os professores da Educação Infantil Indígena receberam a formação com a temática Contextualização das Metodologias de Ensino  na Cultura Xerente, o objetivo dessa formação foi desenvolver estudos e desenvolvimento de práticas e experiências que valorizem e contemplem a cultura indígena xerente no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que a rede municipal de Educação atende quase quinhentos alunos indígenas na Educação Infantil com alunos indígenas e não indígenas e há a necessidade de uma visão diferenciada para esse público devido a cultura específica, de forma que se possa promover a Educação inclusiva e o respeito as diferenças culturais.  

A Formação foi realizada por mestres e doutores em Educação, da empresa de Consultoria Educacional Farol do Saber, e fez parte de uma das ações do Programa de Formação Continuada da Semed, que desenvolve ações de formação continuada para todos os servidores da Educação e é executado  a partir da metodologia  da problematização, em que o cotidiano escolar é problematizado e refletido.

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Escolas Municipais são premiadas pelo projeto Leitura Viva

A Prefeitura Municipal de Tocantínia por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou neste ultimo dia 12 de dezembro a Culminância Municipal do Projeto Leitura Viva. O Projeto Leitura Viva é desenvolvido em toda a rede municipal e tem o objetivo de ampliar a cultura da Leitura em toda as Unidades Escolares e na comunidade tocantiniense. O projeto surgiu para combater o analfabetismo e incentivar a leitura atendendo as metas do Plano Municipal de Educação.

Em 2018 as Escolas realizaram diversas experiências na área de leitura e produção textual. Dentre as atividades, está sendo organizado um livro com textos e imagens de todos os alunos para ser lançado posteriormente.

Foram diversas exposições de contos, frases, redações, imagens e a realização de paródias, saraus, teatro e musica envolvendo a leitura. Na ultima culminância a Secretaria Municipal de Educação por meio do seu Secretário André Goveia certificaram as Escolas Municipais pelas experiências significativas que cada uma apresentou no Projeto, na oportunidade as Escolas receberam um certificado e um kit de livros.

 “ O objetivo desse reconhecimento das experiências de leitura das escolas é valorizar o trabalho desenvolvido por cada uma delas e fortalecer as ações de sucesso para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Leitura”, destacou Goveia durante a Cerimônia de Premiação das Escolas.

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Formaturas marcam encerramento do ano letivo

A Semana de encerramento do ano letivo na rede municipal foi marcada por uma série de formaturas e as famosas aulas da saudade que celebraram o término da Educação Infantil de mais de duzentos alunos, dentre as quatro Unidades Escolares que ofertam a modalidade, sendo elas a EMEI Tereza Hilário, a Escola Municipal Ana Alves, A Escola Municipal Benvindo Sousa Luz e a Escola Municipal de Educação Infantil Indígena Simsari.

As formaturas foram realizadas com apresentações culturais e artísticas dos alunos que demonstraram aos pais e a comunidade o que aprenderam durante a jornada da Educação Infantil. As formaturas foram compostas dos tradicionais cerimoniais com juramentos, entrega de certificados e mensagens de gratidão por parte de alunos e professores. O auditório das Escolas ficaram lotados durantes as cerimônias e foi perceptível a presença da comunidade e dos pais para prestigiar a formatura da primeira etapa da vida escolar dos estudantes.

Além das formaturas de Educação Infantil foram realizadas as formaturas do 9º ano nas Escolas Municipais Ana Alves e Benvindo Sousa Luz no qual os formando celebraram a conquista do Ensino Fundamental.  A Escola Municipal Professor Constantino comemorou com seus alunos o término do Ciclo de Alfabetização com os alunos do 2º ano que irão no ano seguinte para outra Escola a fim de concluir as séries iniciais do ensino fundamental. Os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz também celebraram o término das séries iniciais do Ensino Fundamental e a despedida da rede municipal, uma vez que na área urbana só são ofertadas as séries iniciais.

Na oportunidade estiveram presentes os vereadores Cimar Carvalho e João Alberto bem como o Secretário de Educação André Goveia e os Diretores das Unidades Escolares Municipais.

 “ Mais do que  formatura e momentos de despedida,  tivemos uma culminância regada com muito amor e dedicação,  com destaques do aprendizado de nossos alunos da rede municipal,  demonstrando o cumprimento de uma proposta pedagógica fundamentada no grande patrono da Educação brasileira Paulo Freire,  que nos diz que não é possível conceber Educação sem Amor” destacou André Goveia, Secretário Municipal de Educação.

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Execução do Plano Nacional de Educação deve ter a responsabilidade dos três entes federativos

Ao representar a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), o prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino, disse durante a abertura da 11ª edição do Agenda Cidadã, que a execução do Plano Nacional de Educação (PNE) deve ter a responsabilidade de União, Estados e Municípios, para que as metas possam ser cumpridas, ou que os resultados cheguem perto do estipulado. O encontro de capacitação dos agentes municipais é realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) com a parceria da ATM e ocorre nesta terça-feira, 16, em Palmas, mas percorrerá ainda outras regiões do Estado. 

O Agenda Cidadã tem como um dos temas principais a execução das metas 1, 7 e 18 do PNE. “A ATM considera que para o cumprimento desses objetivos se faz necessário discutir continuamente as relações federativas entre união, estados e municípios, de modo a construir ações entrelaçadas em busca da qualidade do ensino de crianças, jovens e adultos”, disse o prefeito de Tocantínia. 

Plano

Segundo o Ministério da Educação, o PNE determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos, dentre elas objetivos estruturantes para a garantia do direito a educação básica com qualidade, à universalização do ensino obrigatório e à ampliação das oportunidades educacionais. Além disso, diz respeito especificamente à redução das desigualdades e à valorização da diversidade, caminhos imprescindíveis para a equidade, bem como a valorização dos profissionais da educação e acesso ao ensino superior.

A meta 1 do plano diz respeito universalizar a educação infantil na pré-escola e creches, a meta 7 determina a promoção da qualidade da educação básica de modo a atingir médias nacionais estipuladas para o IDEB, enquanto a meta 18 assegura a existência e consolidação dos planos de carreira dos profissionais da educação, bem como a fixação de pisos salariais a esses profissionais.

“São temas relevantes e que permeiam as gestões municipais,”, diz Silvino em seu discurso, ao agradecer o TCE pela realização do Agenda Cidadã e ao colocar a ATM “à disposição das instituições públicas que promovem a formação de agentes municipais”, finaliza o prefeito de Tocantínia. 

Agenda Cidadã

Esta é a 11ª edição do Agenda Cidadã, cujo objetivo principal segundo o TCE é orientar gestores, vereadores, servidores, assessores e comunidades locais quanto às boas práticas da administração pública, bem como incentivar o exercício do controle social pela comunidade. Os próximos encontros serão em Araguaína (23 de outubro), Dianópolis (06 de novembro) e Gurupi (08 de novembro). 
 
Fonte: Victor Morais/Ascom ATM