Alunos de Tocantínia recebem orientações sobre educação alimentar e nutricional

Alunos de Tocantínia recebem orientações sobre educação alimentar e nutricional

Os   alunos do ensino fundamental de 3º a 5º série  que estudam na Rede Municipal de Educação de Tocantínia, participaram ativamente das ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) realizadas entre final de outubro e o  início deste mês de dezembro.

As ações colocadas em prática tiveram a  supervisão da nutricionista do município Deborah Caroline e contou com o  auxílio do estagiário de nutrição da Universidade Federal do Tocantins  (UFT), Vinicius Dias, tendo como tema:  “Alimentação saudável a base do nosso bem estar”.

Foram realizadas  uma série de palestras que abordaram os motivos do por que comemos e para quê? Os alunos também foram conscientizados sobre a importância de se consumir alimentos saudáveis como frutas e verduras e hortaliças,  bem como, sobre a importância do consumo do feijão, das carnes, a do leite e seus derivados, além  de serem alertados sobre os cuidados a serem tomados  com o consumo de alimentos ultraprocessados.

Desafios

O secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia, destacou que o contexto desafiador da educação nutricional exige o desenvolvimento e a prática de abordagens educativas que permitam abraçar os problemas alimentares em sua complexidade, tanto na dimensão biológica como na social e cultural, por isso essas ações  do EAN foram contempladas no Projeto político Pedagógico da Educação Municipal de Tocantínia.

Sobre a EAN

Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, no contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). A EAN é uma das principais estratégias para a promoção da alimentação adequada e saudável.

 

Fonte: Zacarias Martins/Portal Notícia 1

 
 
 

Imprimir   Email