Dia “D” do Combate ao Mosquito Aedes aegypti é realizado em Tocantínia

Dia “D” do Combate ao Mosquito Aedes aegypti é realizado em Tocantínia

A Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz, em Tocantínia, foi o local escolhido para  a realização de uma oficina de armadilhas para capturar o mosquito Aedes aegypty, transmissor da Dengue, realizada na manhã desta terça-feira (24), tendo como público-alvo os alunos daquela unidade escolar.

A ação, que marca o Dia D” de Combate  da  Dengue,  foi uma iniciativa da Prefeitura de Tocantínia, por meio da  Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou uma equipe de   profissionais do Setor de Endemias para levar informações aos alunos em forma de palestras, exibição de vídeos educativos e de atividades práticas envolvendo armadilhas artesanais feitas com garrafas pet, tudo, com o objetivo  de se viabilizar a captura do mosquito transmissor da Dengue, impedindo a sua proliferação.

O coordenador do Setor de Endemias, Antônio Pereira,  disse que o combate ao mosquito não deve ser feito somente no dia da campanha, e  sim, todos os dias. Ele ainda ressaltou a  importância  dos alunos aprenderem a  fazer a armadilha para  também ajudar no combater  da Dengue, em Tocantínia.

Construção de armadilha

Pereira explicou que  o material necessário para construir uma armadilha artesanal é composto por  garrafa pet, lixa, fita isolante, micro tule, tesoura e grão de arroz ou ração de gato.

O primeiro passo se fazer a armadilha é cortar a garrafa pet ao meio com a tesoura. Lixar a parte interna da garrafa até ficar fosco. Depois, retirar o anel da boca da garrafa e colocar um pedaço do micro tule e prender o tecido com o próprio anel.

Após esse processo, deve-se colocar grão de arroz ou ração no interior da garrafa. Encaixar a boca virada para parte inferior da garrafa. Depois,  usar a fita isolante em todo o bocal, de modo que as duas partes fiquem unidas. Em seguida, deve-se colocar água na armadilha, deixando uns três dedos de área seca.

O coordenador do Setor de Endemias, orienta que as  armadilhas devem ser colocadas em locais com pouca luminosidade, onde os mosquitos costumam procurar para sua reprodução.

MG5806
MG5879
MG5876
MG5857
MG5864
MG5847
MG5829
MG5819
MG5815
MG5809
MG5812

 

Profissionais da Educação de Tocantínia participam de Oficina de Marketing Digital com o jornalista Zacarias Martins

Profissionais da Educação de Tocantínia participam de Oficina de Marketing Digital com o jornalista Zacarias Martins

Nesta sexta-feira (20), os profissionais  que atuam na  Rede Municipal e  Estadual de Educação de Tocantínia, bem como, servidores de várias secretarias municipais participaram  de mais uma etapa de formação continuada, visando disponibilizar à população tocantiniense, uma Educação pública de excelência.

Com o tema “Oficina de Marketing Digital como atrativo ao ensino-aprendizagem”, essa capacitação foi ministrada no auditório do Colégio Frei Antônio pelo escritor e jornalista Zacarias Martins, numa iniciativa da Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

Zacarias Martins argumentou que a globalização e a revolução tecnológica têm causado um enorme impacto em todos os setores de nossa sociedade, criando um novo padrão de conhecimento, ressaltando que todas as mudanças ocorridas a partir desse novo cenário fizeram surgir muitas pressões sobre a Escola e sobre os profissionais que nela atuam, e, consequentemente, para o direcionamento das políticas educacionais.

“A partir  dessa oficina de marketing digital,  buscamos proporcionar aos profissionais da Educação a aquisição e  a construção crítica de conhecimentos, habilidades e valores, contribuindo assim para que se tornem competentes e se qualifiquem como pessoas, como cidadãos e como gestores de um determinado espaço escolar, bem como, capacitar e aperfeiçoar esses profissionais da para que possam passar aos alunos conhecimentos diversos ligados aos temas transversais, por meio de ferramentas digitais,  proporcionando a reflexão sobre a importância dos mesmos na formação de crianças e adolescentes”, explicou Zacarias Martins

AUTONOMIA INTELECTUAL

O  secretário de  Educação de Tocantínia, André Goveia,  observa que  a Educação de hoje valoriza a autonomia intelectual e a possibilidade de acesso a níveis mais elevados de escolarização com melhor aproveitamento em cada nível e à condições dignas de inserção produtiva. Por isso, ao longo do ano, a Semed tem promovido  vários  programas de formação continuada de professores e dos demais colaboradores da escola.

André Goveia, ressaltou, também, que a realização da   Oficina de Marketing Digital com o jornalista e escritor Zacarias Martins   foi altamente positiva, por permitir capacitar ainda mais os profissionais de Educação das escolas municipais de Tocantínia  e contribuir com a melhoria dos indicadores do ensino local, servindo dessa maneira para a formação integral das crianças e adolescentes, proporcionando-lhes capacidade de enfrentar os desafios e as adversidades sociais da atualidade.

CREDENCIAIS DO OFICINEIRO

Poeta, jornalista profissional, formado pela um Universidade de Gurupi, além de cronista, conferencista e ativista cultural, Zacarias Martins  é paraense, de Belém, mas tocantinense de coração. Reside em Gurupi desde 1983. Possui publicados seis livros de poesias e um de crônicas (Histórias da história de Gurupi), que foi indicado por duas vezes para o exame  vestibular da Universidade de Gurupi. Também tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo país afora. Seus poemas, inclusive, já foram traduzidos para o Esperanto.

É  membro efetivo/fundador da Academia Tocantinense de Letras e  da Academia Gurupiense de Letras, bem como, Membro Correspondente da Academia Brasileira e Jornalismo, dentre outras.

Dentre as condecorações que Zacarias Martins recebeu em reconhecimento a seus serviços prestados à Cultura, afloram com destaque a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; a Medalha do Mérito Cultural D. Pedro II, o Título de Cidadão Tocantinense, que recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, bem como o Título Honorífico de Cidadão Gurupiense, outorgado pela Câmara Municipal de Gurupi, além da Medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias.

MG5428
MG5425
MG5421
MG5418
MG5416
MG5415
MG5454
MG5450
MG5445
MG5443
MG5441
MG5433
MG5432
MG5430

Aluno de escola municipal de Tocantínia se classifica para Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

Aluno de escola municipal de Tocantínia se classifica para Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

A Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz, em Tocantínia, está em festa. É que o texto produzido pelo o  Hytallo Alves Moreira Rocha, de 10 anos, que cursa o quinto Ano A, foi selecionado para participar da etapa estadual da 6ª Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, na categoria poema.

Professor  de  Hytallo, Josemar Carvalho Reis, disse que estava muito orgulhoso com a classificação  de seu aluno, especialmente, em poder  dividir esse momento que  ele entende ser uma grande conquista.

“O Hytallo é um aluno muito dedicado aos estudos, sendo muito atento nas orientações que passamos. É um aluno que está sempre participando ativamente das aulas, seja por questionamentos ou outras questões pedagógicas em sala de aula. É um aluno bastante esforçado e sempre procura se inteirar nas atividades propostas”, declarou o professor Josemar.

A  gestora da unidade escolar onde Hytallo estuda, Simone de Jesus Silva,  disse que o corpo docente de sua escola sempre tem se empenhado ao máximo para que se alcance, com frequência,  resultados positivos do trabalho realizado ao longo do ano, ressaltando que a  classificação do texto de um aluno de sua escola na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, é motivo de muita alegria e mostra que  o trabalho de ensino-aprendizagem que está sendo colocado em prática está no caminho certo.

RESULTADOS POSITIVOS

Já o secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia,  além de comemorar a classificação do texto de Hytallo, lembrou  que o PPP – Projeto Político Pedagógico do município  privilegia  o acesso ao conhecimento, a educação, a cultura e ao desenvolvimento da capacidade de pensamento crítico nos alunos que estudam na Rede Municipal de   Educação.  E   destacou que os resultados positivos na educação municipal são frequentes,

Por fim, Goveia ressaltou, ainda,  o empenho  do prefeito Manoel Silvino (SD), de  buscar mecanismos que possibilitem  ao município oferecer uma Educação pública  de qualidade, por isso determinou que fosse colocado em prática vários projetos que incentive  cada vez mais nos alunos o prazer pela leitura e pela escrita. E esse empenho, segundo o secretário, também passa pela valorização profissional em toda a Rede Municipal de Educação, onde os servidores constantemente participam de formação continuada para melhor atender as necessidades da  comunidade estudantil

 

Fonte:  Zacarias Martins/Portal Cock 1

Projeto lúdico desperta o prazer pela leitura em alunos de escola municipal de Tocantínia

Projeto lúdico desperta o prazer pela leitura em alunos de escola municipal de Tocantínia

Nesta sexta-feira, dia, 06,  foi um dia especial para as crianças da  Escola Municipal de Educação Infantil Tereza Hilário Ribeiro, em Tocantínia. É eu aconteceu, pela manhã, a culminância do Projeto Leitura Viva, colocado em prática em todas as  escolas da Rede Municipal de Educação, que nesta etapa, teve como tema “Diversidade Cultural e gênero textual: conto, fábula, lenda”.

A gestora da unidade  escolar, Sueli Borges Lima  Hilário Ribeiro, informa  que o intuito desse projeto é  desenvolver o gosto pela leitura de mundo nas crianças da Educação Infantil de Tocantínia, destacando que a ação é desenvolvido por toda comunidade escolar,  sob sua orientação  e das coordenadoras pedagógicas Sebastiana Alves Bezerra e Regimaura Fonseca da Costa.

Acesso ao conhecimento

Já o secretário de Educação do município, André Goveia, explica que favorecer o acesso ao conhecimento, à educação, à cultura e ao desenvolvimento da capacidade de pensamento crítico, são os principais objetivos do Projeto Leitura Viva, que busca, ainda, ampliar caminhos por meio da leitura e da escrita, ressaltando que o Leitura Viva é um dos vários projetos da grade curricular  do Sistema Municipal de Educação de Tocantínia.

Empenho

Goveia ressaltou, ainda,  o empenho  do prefeito Manoel Silvino (SD), de  buscar mecanismos que possibilitem  ao município oferecer uma Educação pública  de qualidade, por isso determinou que fosse colocado em prática vários projetos que incentive  cada vez mais nos alunos o prazer pela leitura e pela escrita.

E esse empenho, segundo o secretário, também passa pela valorização profissional em toda a Rede Municipal de Educação, onde os servidores constantemente participam de formação continuada para melhor atender as necessidades da  comunidade estudantil.

4---As-criancas-tiveram-um-dia-diferente-e-cheio-de-emoco
3---Em-Tocantnia-alunos-da-educaco-infantil-so-incentivados-ao-hbito-da-leitura
2---Por-meio-de-atividades-ldicas-as-criacas-so-eestimuladas-ao-prazer-da-leitura
1---Criancas-de-Toantnia-se-encantam-com-o-Projeto-Leitura-Viva

Fonte: Zacarias Martins/Portal Notícia 1