Comunidade indígena da Aldeia Funil terá um campo de futebol gramado

O prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino Gomes Neto (SD), assinou na manhã desta quarta-feira (31), a Ordem de Serviço para execução da obra de construção de um campo de futebol gramado para comunidade indígena Xerente, da Aldeia Funil.

A comitiva do prefeito, composto de vice-prefeito Nilo Monteiro (MDB), vereadores e secretários do município, marcaram presença no ato da assinatura na Aldeia Funil.

Na ocasião, o gestor municipal ressaltou que pela primeira vez na história do município de Tocantínia, uma comunidade indígena será beneficiada com uma obra de grande importância para os jovens praticantes do esporte na modalidade futebol de campo.

Ainda, segundo o Prefeito Manoel Silvino, existem dezenas de campos de futebol nas aldeias, mas nenhum possui a estrutura com o que vai ser construída.

A empresa contratada Valor Engenharia Gireli – ME, vai executar o serviço de terraplanagem e tratamento do solo, plantação do gramado, faixa de demarcação, mureta de proteção, alambrado, bancos de reserva com cobertura de placa de concreto, fundação, pilares, esquadrias e traves.

De acordo com o João Ricardo Boaventura, representante da empresa, a previsão para conclusão da obra é de 90 dias. “Vamos trazer as máquinas e materiais para iniciar a execução de imediato”, afirmou.

O cacique da Aldeia Funil, Elso Kresu Xerente, após a celebração da assinatura da Ordem de Serviço, falou estar emocionado e feliz, porque um sonho da comunidade esta sendo realizado. “Hoje é um dia histórico, estou muito emocionado e feliz pela nossa conquista, e no dia da inauguração do campo vamos realizar uma festa tradicional indígena”, disse.

O investimento total aplicado na obra será de R$ 496.500,50, recurso proveniente de emenda parlamentar do Vicentinho Alves.

MG2732
MG2724