VEJA O QUE ACONTECEU NA SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE TOCANTÍNIA

04/06/2021 | Meio Ambiente

Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele, e pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Tocantínia, junto a Secretária de Meio Ambiente e Saneamento Básico e Defesa Civil Municipal realizou a SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE TOCANTÍNIA – TO entre os dias 31/05 a 05/06/2021.

Dentre as ações realizadas, tem-se a Oficina de Reciclagem que aconteceu no dia 01/06 na Câmara Municipal de Tocantínia, que cedeu o espaço para a realização do evento.

A Oficina teve início às 09:00 horas da manhã e foi ministrada pela Engenheira Ambiental da Assessoria VRP Ambiental, Bruna Oliveira, que tratou da importância sobre a realização do manejo adequado dos resíduos sólidos, com foco principalmente na reciclagem e compostagem dos resíduos orgânicos. Durante a palestra estavam presentes os funcionários da Prefeitura Municipal de Tocantínia.

Dando continuidade a programação, no dia 02/06 foi realizado no período da manhã, a doação de mudas nativas do cerrado para alguns servidores da Prefeitura Municipal e da Educação, assim como de alguns comerciantes do município, onde a equipe de meio ambiente se deslocou até os referidos locais para realizar a doação.

As mudas doadas foram cultivadas no próprio Viveiro do Município de Tocantínia e a ação tem como objetivo incentivar a arborização do nosso município e a preservação do meio ambiente e da nossa cidade. Dentre as espécies de mudas doadas tem-se, ingá, oiti, acerola, ata, pitanga e ipê.

Finalizando a Semana do Meio Ambiente, foi realizada no dia 04/06 um plantio de mudas de oiti, espécie nativa do cerrado, as margens do Córrego Jacó. Para a realização da ação, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, junto com o Coordenador da Defesa Civil do município se deslocou da Prefeitura Municipal até as Margens do Córrego.

As mudas plantadas também foram cultivadas no Viveiro do Município e a ação teve como objetivo manter a Área de Preservação Permanente - APP do Córrego Jacó preservada e conservada, uma vez que a vegetação das APPs desempenha importante papel ecológico, como proteger e manter os recursos hídricos, conservar a diversidade de espécies de plantas e animais, controlar a erosão do solo e consequentemente o assoreamento e poluição dos cursos d'água.

A Semana Municipal do Meio Ambiente de Tocantínia passa uma mensagem de que preservar o meio ambiente é um ato importante para nossa cidade e comunidade local, afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas.