Tocantínia realiza 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF

Desde 2017 o município de Tocantínia por meio do seu Prefeito Manoel Silvino Gomes Neto fez a adesão ao SELO UNICEF, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância voltada a redução das desigualdades  e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e do Adolescente. O Selo é coordenado pela Comissão Intersetorial, que possui um Articulador Municipal no qual é o Secretário de Educação Professor André Goveia, uma Mobilizadora do Selo, a Professora Samua Rosa e o Mobilizador de Adolescentes Wesley Silva,  e é formada por agentes  das áreas de Assistência, Saúde e Educação juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Uma das principais atribuições da Comissão Intersetorial é a realização do 1º Fórum Comunitário no qual este foi realizado em Tocantínia no Clube do Cefya, neste dia 29 de junho de 2018, contando com a participação de mais de setenta pessoas que representaram diversos segmentos da comunidade como Escolas, Conselhos, Associações, Unidades de Saúde, Unidades de Assistência Social dentre outros participantes.

O Fórum contou com a presença de diversas autoridades como o Prefeito Municipal, os Secretários de Assistência Social, Saúde, Educação, Assuntos Indígenas e Meio Ambiente, além do representante do Diretor Regional de Educação.

Foi apresentado a Comissão Intersetorial, o NUCCA ( Núcleo de Cidadania da Criança e Adolescente) e exposta a Metodologia que o Selo irá desenvolver até 2020, no qual deverá atingir melhorias em pelo menos 7 de 12 indicadores apontados pelo UNICEF, para tanto foi apresentado o Diagnóstico do Município nas áreas de Educação, Assistência e Saúde, e logo após os participantes se dividiram em Grupos de Trabalho com temas relacionados ao direito, proteção e atenção para com a criança e adolescente. Cada GT teve um facilitador com habilidade na área de discussão e em seguida houve um rodízio dos facilitadores pelos demais grupos no qual iam acrescentando e organizando idéias e sugestões de melhorias as quais foram expostas em plenária em seguida. As idéias e sugestões serão inseridas pelas Comissão Intersetorial num Plano de Melhora para o Município visando a conquista do Selo UNICEF e consequentemente a melhora da qualidade de vida da população.      

IMG-20180629-WA0207
IMG-20180629-WA0188
IMG-20180629-WA0183
IMG-20180629-WA0185
IMG-20180629-WA0055
        


Imprimir   Email