Secretário de Educação de Tocantínia lança obra literária em Gurupi

Durante o 2º Festival Literário promovido no sábado passado (19), pela Academia Gurupiense de Letras (AGL), o professor André Goveia, secretário de Educação de Tocantinia, marcou sua estreia no mundo da literatura, ao lançar o seu primeiro livro “Recitando a vida”,  publicado pela Editora Veloso, de Gurupi, e que reúne uma seleção especial de poesias com temática diversificada.

O evento, que aconteceu na sede da AGL, foi bastante prestigiado pela comunidade local, tendo se transformado num grande lançamento coletivo de obras literárias de autores tocantinenses.

O  livro  “Recitando a vida”,  também terá lançamento oficial em Tocantínia, em data a ser marcada, posteriormente.

Para o festejado poeta e jornalista Zacarias Martins, que integra a Academia Tocantinense de Letras e Academia Gurupiense de Letras, a obra de autoria do professor André Goveia chega em boa hora para aplacar a fome daqueles que gostam de uma boa poesia. “A produção poética de André Goveia é multiforme e irisada, tendo ainda, como característica, uma linguagem de fácil compreensão e que encanta o leitor justamente por sua simplicidade”, destacou Martins.

Sobre o autor

André Goveia de natural de  Miracema do Tocantins, mas atualmente, mora em Tocantínia, onde exerce a função de secretário de Educação do município.

Cursou Administração Pública e Pedagogia pela Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). É pós-graduado em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Inglesa, bem como, em Gestão Escolar. Atualmente é Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade de Brasília UNB.

Em  2006 assumiu a diretoria adjunta do Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio, vindo a assumir, em 2008, a direção geral dessa unidade escolar. Já em 2015, assumiu a coordenação estadual da Fundação Fé e Alegria do Brasil no Tocantins e teve duas poesias selecionadas para o Anuário de Poetas do Tocantins, promovido pela Editora Veloso. Já no ano seguinte, também  foi selecionado para participar  da nova edição desse Anuário.

• IMG9114
  • IMG9072