Card image cap

Secretaria de meio ambiente e saneamento básico de Tocantínia homenageia agricultores do município no dia do agricultor

28 de Julho de 2021 | Noticias
Compartilhe:

Em virtude da Lei nº 48.630, de 1960, assinado pelo presidente Juscelino Kubitschek, em comemoração aos 100 anos do Ministério da Agricultura, todos os anos, no dia 28 de julho, comemoramos o Dia do Agricultor. A data celebra a importância dos agricultores para o crescimento econômico do país e para a sociedade. 

Nesta data tão importante, a Prefeitura Municipal de Tocantínia através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico gostaria de homenagear e parabenizar a todos os agricultores que prestam serviço para o município de Tocantínia e para todos aqueles atuam nessa profissão para ajudar o estado e o país.

Os agricultores são responsáveis por movimentar um dos setores que tem maior relevância para a economia do país, produzindo alimentos e matéria-prima para a fabricação de inúmeros produtores essenciais a comunidade. Em resumo, a importância da agricultura se dá em diferentes aspectos: a) produção de alimentos para toda a sociedade; b) geração de matérias-primas para a posterior industrialização; c) geração de empregos; d) desenvolvimento da economia, com a geração de riquezas e aumento das exportações.

Saber utilizar a diversidade ambiental do nosso país da melhor forma é um compromisso de produtores, agrônomos e outros profissionais voltados a relação entre agricultura e meio ambiente. Agricultura e Meio Ambiente precisam caminhar juntos, por isso, é de suma importância que sejam adotadas práticas sustentáveis no desenvolvimento das atividades no ramo do agronegócio.

A rotação de culturas, permitindo um ‘respiro’ ao solo e preservando a fauna da propriedade agrícola, por exemplo, é um método indispensável até nas pequenas produções que antes trabalhavam apenas com monoculturas. A utilização de adubos orgânicos de acordo com o solo, evitando a acidez do local, também é outra prática que otimiza a produção e mantém o equilíbrio com o meio ambiente.

Se você é um agricultor ou conhece algum profissional dessa área, busque saber mais sobre a agricultura sustentável e ajude a preservar o meio ambiente, elemento essencial para o desenvolvimento da agricultura.