Card image cap

Secretaria de meio ambiente e saneamento básico de Tocantínia homenageia agricultores do município no dia do agricultor

28 de Julho de 2021 | Noticias

Em virtude da Lei nº 48.630, de 1960, assinado pelo presidente Juscelino Kubitschek, em comemoração aos 100 anos do Ministério da Agricultura, todos os anos, no dia 28 de julho, comemoramos o Dia do Agricultor. A data celebra a importância dos agricultores para o crescimento econômico do país e para a sociedade.

Nesta data tão importante, a Prefeitura Municipal de Tocantínia através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico gostaria de homenagear e parabenizar a todos os agricultores que prestam serviço para o município de Tocantínia e para todos aqueles atuam nessa profissão para ajudar o estado e o país.

Os agricultores são responsáveis por movimentar um dos setores que tem maior relevância para a economia do país, produzindo alimentos e matéria-prima para a fabricação de inúmeros produtores essenciais a comunidade. Em resumo, a importância da agricultura se dá em diferentes aspectos: a) produção de alimentos para toda a sociedade; b) geração de matérias-primas para a posterior industrialização; c) geração de empregos; d) desenvolvimento da economia, com a geração de riquezas e aumento das exportações.

Saber utilizar a diversidade ambiental do nosso país da melhor forma é um compromisso de produtores, agrônomos e outros profissionais voltados a relação entre agricultura e meio ambiente. Agricultura e Meio Ambiente precisam caminhar juntos, por isso, é de suma importância que sejam adotadas práticas sustentáveis no desenvolvimento das atividades no ramo do agronegócio.

A rotação de culturas, permitindo um ‘respiro’ ao solo e preservando a fauna da propriedade agrícola, por exemplo, é um método indispensável até nas pequenas produções que antes trabalhavam apenas com monoculturas. A utilização de adubos orgânicos de acordo com o solo, evitando a acidez do local, também é outra prática que otimiza a produção e mantém o equilíbrio com o meio ambiente.

Se você é um agricultor ou conhece algum profissional dessa área, busque saber mais sobre a agricultura sustentável e ajude a preservar o meio ambiente, elemento essencial para o desenvolvimento da agricultura.