Card image cap

Prefeitura Municipal Promove Dia Do Trabalhador Rural Com A Revitalização De Viveiro E Entrega De Lixeira Comunitária Na Associação Indígena Nrozawi - Aldeia Porteira

25 de Maio de 2021 | Noticias

No dia 25 de maio de 2021, terça-feira, em comemoração ao Dia do Trabalhador Rural, a Prefeitura Municipal de Tocantínia – TO através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico realizaram a revitalização do viveiro e entrega de lixeira comunitária na Associação Indígena Nrozawi - Aldeia Porteira.

O intuito desta ação foi comemorar o Dia do Trabalhador Rural, que é comemorado anualmente no dia 25 de maio, por meio da revitalização do viveiro localizado na aldeia porteira, assim como a entrega de uma lixeira comunitária para a aldeia, realizando assim, ações de educação ambiental, uma vez que ações que promovem a preservação do meio ambiente, são símbolos de vida e promovem a subsistência da comunidade indígena, que tem contato direto com a natureza.

No momento da ação estavam presentes o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Tocantínia, Francisco Nardes, juntamente com outros funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e o presidente da Associação Indígena Nrozawi, Devani Xerente. Os representantes da comunidade indígena participaram ativamente da ação impactando de forma positiva e permitindo um ótimo desempenho da atividade proposta.

As plantas fornecem alimento para fauna, como é o caso de abelhas nativas, que por sua vez podem gerar mais benefícios com produtos para a própria comunidade indígena e com isso alcançar uma melhor qualidade de vida, incentivando a reprodução cultural dos conhecimentos das espécies e consequentemente fortalecendo as tradições locais.

A lixeira comunitária serve como um incentivo ao descarte correto dos resíduos sólidos, fazendo com que a comunidade evite jogar lixo em seus terrenos e queimá-los, trazendo assim mais benefícios a saúde da comunidade e ao meio ambiente.