Card image cap

Prefeitura Municipal De Tocantínia E Secretaria Municipal De Meio Ambiente E Saneamento Básico Comemoram O Dia Do Combate À Poluição Industrial

13 de Agosto de 2021 | Noticias

A Prefeitura Municipal de Tocantínia junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico comemoram o dia do combate à poluição industrial, neste 14 de agosto, uma data que busca orientar e procurar soluções ambientais.

A poluição pode ser definida como a introdução de substâncias ou energia no meio ambiente, causando desequilíbrio ambiental. Pode ocorrer de forma natural (como o lançamento de material na atmosfera por um vulcão) ou por ação do homem e trazer danos a animais, plantas e à população em geral.

O nascimento da indústria causou transformações na forma de consumo, na dinâmica de trabalho, no estilo de vida, na economia e até no funcionamento natural do planeta. Além dos efeitos das atividades industriais não programadas de forma sustentável, o número crescente dos automóveis também contribuiu de forma significativa para a poluição atmosférica.

Como qualquer atividade humana, as indústrias são responsáveis por causar muitos danos ao meio ambiente e à saúde humana. Isso porque elas geram matérias biológicas, gases e líquidos que contaminam os rios, mares, lagos, ar e solo. Como consequência, a presença das indústrias contribui diretamente para a devastação das florestas e extinção de diversas espécies de animais.

A gestão ambiental é uma das áreas mais importantes para que seja alcançado um equilíbrio entre a produção industrial e a manutenção do meio ambiente. Esta é uma maneira de administração que prioriza métodos e práticas que favorecem o uso racional dos recursos naturais, minimizando os impactos ambientais das atividades econômicas e industriais.

Para os segmentos industriais, boas práticas podem ser realizadas com tratamentos e manutenções adequadas na produção, como os cuidados dos resíduos efluentes sólidos líquidos.

Com isso, a data fica marcada como um momento reflexivo sobre os efeitos negativos causados ao meio ambiente e à saúde humana decorrente das atividades industriais. Um dia importante também para pensar como devemos ajudar neste combate, através de cobranças ao governo e órgãos fiscalizadores, para que estes incentivem as indústrias a investirem na gestão ambiental, uma alternativa para ajudar na diminuição e controle da grande emissão de poluentes das atividades industriais.