Card image cap

Educação municipal de Tocantínia realiza oficina para a implantação do QR Code nas atividades remotas

27/05/2021 | Noticias


A Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Semed, promoveu nesta quinta-feira,  de forma virtual,   uma oficina teórico-prática sobre a implantação do QR Code nas atividades remotas na educação municipal.

O ministrante da oficina foi o professor Andriano Pereira de Miranda, que é  graduado em Pedagogia e Matemática, além de especialista em práticas pedagógicas na educação infantil e ensino fundamental, bem como, em metodologia  para  Educação à distância e  gestão escolar.

O secretário de Educação de Tocantínia, professor André Goveia, explicou que o objetivo principal dessa iniciativa  foi o de  modernizar os cadernos de atividades das aulas remotas por meio do QR  Code, facilitando aos alunos baixar no celular  as vídeo aulas referentes a cada bloco de atividades que  contará com essa  ferramenta na capa.  Esses cadernos serão entregues no dia 04/06 (sexta-feira),  quando também acontece a live das mães, às 10 horas,  que é a  culminância de um projeto pedagógico que  envolve as mães  em  diversas atividades literárias de incentivo à leitura, produção textual e interpretação que serão exibidos em amostra de cada escola.

Sobre o QR Code

O QR Code  é um código de barras, ou barrametrico, bidimensional, que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto (interativo), um endereço URI, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS.

Inicialmente empregado para catalogar peças na produção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário e controle de estoque em indústrias e comércio. Desde 2003, foram desenvolvidas aplicações que ajudam usuários a inserir dados em telefone celular (telefone móvel) usando a câmera do aparelho. Os códigos QR são comuns também em revistas e propagandas, para registrar endereços e URLs, bem como informações pessoais detalhadas.

Em cartões de visita, por exemplo, o código QR facilita muito a inserção desses dados em agendas de telefones celulares. Programas de captura ou PCs com interface RS-232C podem usar um escâner para capturar as imagens.

Fonte: Zacarias Martins - Portal Notícia 1