A semana do Dia Mundial da Água foi marcada por uma variedade de ações realizadas pela Prefeitura de Tocantínia através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação que numa ação conjunta mobilizaram estudantes, professores e a comunidade em geral para comemorar o Dia Mundial da Água e sensibilizar a população tocantiniense para a adesão as práticas constantes de conservação e preservação dos mananciais existentes no município bem como o direito das gerações futuras a poderem usufruir deste bem essencial.
Dentre as atividades desenvolvidas foram feitas visitas pelos alunos da Rede Municipal aos córregos Tucum, Jacó e Salete no qual acompanhados de Técnicos Ambientais e Professores tiveram aulas de campo com a temática “As matas ciliares e sua importância para a preservação da água”. Juntamente com os alunos foram realizados plantios de árvores de diversas espécies próprias para serem introduzidas as margens dos referidos córregos, segundo orientação de especialistas. Diversos panfletos foram distribuídos para a população sobre os cuidados com água e o papel de cada cidadão no processo de conscientização para que sejam conservadas e preservadas as fontes naturais de água do território tocantiniense.
A Secretaria Municipal de Educação realizou também uma série de atividades culturais, artísticas e pedagógicas com os alunos da Rede Municipal que foram orientadas pela equipe da SEMED com um plano de atividades voltado para o Dia Mundial da Água. Foram realizadas pelas Escolas Municipais teatro, música, pintura em tela, jograis, rodas de conversa, exibição de filmes, paródias e poesias, dentre elas uma poesia intitulada Água Mãe e Rainha de autoria do Secretário Municipal de Educação André Goveia “Água, combustível da humanidade/Água salve sua Majestade/ Água cuidar de ti com Amor/Água exaltar teu valor/Água da vida és excelso esplendor” diz um trecho da obra.
O dia mundial da Água contou ainda com a entrega de premiação pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de trabalhos escolares como redações e resenhas realizados pelos alunos bem como a distribuição de kits escolares ambientais com mochilas, squashes, bonés etc. Para o Secretário do Meio Ambiente Francisco Nardes “a ação visa uma mudança de práticas cidadãs que considerem e valorizem a dimensão ecológica da água que é um bem enorme de valor econômico, ambiental e social e fundamental para a sobrevivência do homem e dos ecossistemas no nosso planeta”, destacou o mesmo.