Card image cap

DIA DO INDIO

19 de Abril de 2021 | Noticias
Compartilhe:

Celebrado no dia 19 de Abril, o Dia do Índio é comemorado no Brasil e em países do continente americano. A data surgiu em 1940, devido a protestos dos povos originários, quando um congresso organizado no México se propôs a debater medidas para proteger os indígenas no território.

A comemoração do dia do índio faz homenagem a uma ampla diversidade de povos que tiveram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira. Estando aqui muito tempo antes de os colonizadores europeus e dos escravos africanos, a população indígena desenvolveu uma rica cultura formada por diversos costumes, línguas e sabores que ainda se mostram vivos no interior da sociedade brasileira.

O Estado do Tocantins possui uma população étnica indígena muito diversificada. São aproximadamente 13.171 pessoas, segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, de 2010.

No Tocantins, são oito etnias indígenas existentes: Karajá, Xambioá, Javaé, Xerente, Krahô, Krahô Kanela, Apinajé e Avá Canoeiros. Esses povos estão situados, espacialmente, em diferentes regiões tocantinenses nas terras indígenas oficialmente demarcadas. Nas reservas do Município de Tocantínia, os Xerentes são a etnia que atualmente vivem na região, em uma área de aproximadamente 180 mil hectares.

Assim, é sempre relevante relembrar esta data, lembrando a todos da importância de se preservar a identidade, dos direitos e a cultura das populações indígenas no país, povo que é parte importante na formação da cultura brasileira.