Card image cap

Comunidade indígena da Aldeia Porteira recebe revitalização do viveiro e uma lixeira comunitária

26/05/2021 | Noticias

A prefeitura de Tocantínia por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico, realizou nesta terça-feira (25), em celebração ao Dia do Trabalhador Rural a revitalização do viveiro e entregou uma lixeira comunitária na Associação Indígena Nõzawi para a comunidade da Aldeia Porteira.

A ação teve o intuito de celebrar o Dia do Trabalhador Rural, comemorado anualmente no dia 25 de maio. Com a revitalização do viveiro e a entrega da lixeira comunitária é possível promover ações de educação ambiental, saúde e a preservação do meio ambiente na terra indígena.

O Secretário de Meio Ambiente Francisco Nardes, juntamente com a sua equipe da secretaria, o presidente da Associação Indígena Nrõzawi Devanir Xerente e a comunidade da aldeia, participaram ativamente da ação promovida impactando de forma positiva entre os indígenas que receberam os benefícios.

A associação já vem atuando com o projeto de recuperação de áreas degradadas e proteção das nascentes dos córregos nas proximidades da Aldeia Porteira. Com a revitalização do viveiro a comunidade terá condições de produzir mais mudas nativas para dar continuidade nas atividades que vem desenvolvendo.

Para Devanir Sawrepte Xerente as mudas plantadas além de recuperar áreas e proteger nascentes, futuramente as árvores servirão também tanto para o abrigo quanto para a produção de alimentos para a fauna.

Francisco Nardes ressaltou que a lixeira comunitária serve como um incentivo ao descarte correto dos resíduos sólidos, fazendo com que a comunidade evite jogar o lixo nos quintais e queimá-los, prejudicando a saúde das pessoas. E o viveiro vai proporcionar uma estrutura adequada para associação continuar a produção de mudas que posteriormente serão utilizadas na recuperação do meio ambiente que é tão importante para a comunidade indígena e para o município.

Ascom/Tocantínia