Comitê de Enfrentamento a Covid-19 de Tocantínia busca novas estratégias de combate ao vírus nas comunidades indígenas

Após a confirmação de dois casos positivo de Covid-19 entre os indígenas, o Comitê de Enfrentamento se reuniu nesta sexta-feira (19), para discutir novas estratégias para conter o novo Coronavírus nas aldeias.

A Betânia Brito Araújo do Pólo Base (Saúde Indígena) informou que os pacientes se encontram em tratamento e isolamento no Hospital Regional de Miracema do Tocantins. De acordo com a Betânia, as equipes de Saúde Indígena estão realizando o monitoramento dos familiares e outras pessoas que tiveram o contato com os infectados.

O prefeito de Tocantínia Manoel Silvino (SD) ressaltou que novas medidas serão tomadas para o município enfrentar a pandemia da Covid-19, entre elas será a criação de barreiras sanitárias nas entradas da cidade. Silvino afirmou que vai dar apoio a Saúde Indígena, através dos profissionais de Saúde do município e disponibilizou salas de Escola Municipal para acolher os indígenas se for infectados durante o isolamento. E entre outras demandas que necessitar no combate ao novo Coronavírus.

Os representantes dos órgãos envolvidos como a FUNAI, DSEI/TO, Câmara Municipal, sociedade civil, Prefeitura de Tocantínia por meio da Secretaria Municipal de Saúde e outras pastas do município que fazem parte dos membros do Comitê, decidiram retomar imediatamente a realização do reforço na orientação das recomendações dos órgãos de Saúde, junto às lideranças das aldeias para evitar que a doença se alastra nas comunidades indígenas.