Card image cap

Campanha de Combate à Leishmaniose mobiliza os profissionais da saúde

06 de Agosto de 2018 | Noticias
Compartilhe:

Na manhã desta segunda-feira (06), a equipe de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a Campanha de Controle e Combate à Leishmaniose Visceral na cidade. Os profissionais da saúde visitaram os moradores da Vila Jacó, que possuem cães como animais de estimação para orientar sobre a doença. Também foi realizado teste rápido e coleta de sangue dos animais para exame de laboratório.

 

Sobre a Leishmaniose Visceral

De acordo com o Ministério da Saúde, a Leishmaniose Visceral é uma zoonose, ou seja, é transmitida dos seres humanos para os animais e vice-versa, acometendo, em especial, o cão doméstico. Seu agente etiológico é o protozoário Leishmania chagasi. No Brasil a doença é transmitida principalmente pelo mosquito palha de coloração amarelada.

 

Os sintomas

Os principais sintomas nos cães podem apresentar o emagrecimento, anemia, feridas e queda de pelo nas pontas das orelhas, queda de pelo ao redor dos olhos, feridas entre os dígitos, entre outros. Lembrando que podem existir também animais assintomáticos, ou seja, podem não estar apresentando sintomas, mas são reservatórios da doença.

 

Para Maria Zenite Cardoso, Secretária da Saúde do município, “a campanha é muito importante, pois através dos exames pode ser detectada a doença precocemente nos animais. E a partir dos resultados dos exames podem ser tomadas as providências necessárias”, disse.

 

Clique na imagem para expandir