Página inicial > Notícias > Saúde > Outubro Rosa também é Semana de combate à sífilis em Tocantínia

Outubro Rosa também é Semana de combate à sífilis em Tocantínia

Criado: Quinta, 11 de October de 2018, 18h26 | Acessos: 74

O Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita é celebrado anualmente no terceiro sábado de outubro, conforme a Lei 13.430/2017. A prefeitura de Tocantínia por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria da Educação, do Meio Ambiente e Turismo, e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, antecipou a Semana de Combate à Sífilis e promoveu junto com o lançamento da Campanha Outubro Rosa, nesta quinta-feira (11).

Sífilis é uma doença transmitida principalmente através de relações sexuais, assim como transfusão de sangue ou pelo contato direto com sangue contaminado. No caso da sífilis congênita, por via vertical da gestante para o filho. De acordo com o Ministério da Saúde, a sífilis congênita é considerada mais grave, pois pode causar a má formação do feto. Os principais efeitos da doença são alterações ósseas, surdez, dificuldades no aprendizado e retardo mental.

No lançamento da campanha a Clínica de Odontologia Integrada da Unidade de Saúde, Drª. Maria Luísa Cardoso de Moura, explicou ao público presente, que a sífilis é uma doença bacteriana que ataca os órgãos genitais, mas também pode causar lesões orais. Segundo a Drª. Maria Luísa Cardoso, existe duas maneiras para a contaminação da doença, e ressaltou “a melhor maneira de prevenir para não contrair a doença é o uso de preservativo masculino ou feminino no ato da relação sexual”.

A Drª. Rosângela Ferreira de Almeida, Clínica Geral, abordou a doença mais temida, o câncer de mama nas mulheres, o principal significado de Outubro Rosa. Ela fez alerta sobre os sintomas da doença, orientando as mulheres realizar a prevenção para o diagnóstico precoce, fazendo mamografia pelo menos uma vez por ano para eliminar quaisquer riscos. Para Drª. Rosângela Ferreira, conhecer o próprio corpo está entre o cuidado primordial para detectar o câncer de mama e fazer o exame de modo regular também pode diminuir as chances de morte por essa doença.

Para a Secretária de Saúde, Maria Zenite Cardoso, o principal objetivo da campanha Outubro Rosa, é compartilhar informações sobre as doenças como o câncer de mama e câncer do colo do útero, promovendo a conscientização e proporcionar acesso aos serviços de diagnóstico precoce para evitar a gravidade da doença.

MG8970
MG8948