Página inicial > Notícias > Saúde > Caminhada alerta os moradores no Controle e Combate à Leishmaniose Visceral

Caminhada alerta os moradores no Controle e Combate à Leishmaniose Visceral

Criado: Segunda, 13 de August de 2018, 16h39 | Acessos: 124

Na semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose Visceral de 06 a 10 de agosto, a prefeitura através da secretaria municipal da Saúde e Núcleo de Apoio a Saúde da Família, realizaram na última sexta-feira (10), uma caminhada pelas principais ruas da cidade com distribuição de panfletos explicativa sobre a doença, marcou o encerramento da campanha.

Durante a campanha foi realizadas visitas domiciliar pelos profissionais de Endemias na Vila Jacó, Centro e Vila Planalto para teste rápido a partir do sangue coletada dos cães para detectar a doença. E independente do resultado apresentado, o sangue coletado dos animais será encaminhado ao laboratório para um exame mais completo.

De acordo com o Coordenador de Endemias Antônio Pereira de Oliveira, dos 24 amostras coletadas, apenas 5 apresentaram resultado positivo da doença. E mesmo com resultado positivo somente após o resultado do laboratório que os donos dos cães serão notificados para as providências necessárias.

A Secretária municipal de Saúde, Maria Zenite Cardoso, considerou o resultado da Campanha positivo. “A colaboração dos donos dos animais é fundamental no controle da leishmaniose visceral e a Caminhada serve de alerta para a população no controle da doença”, afirmou.

MG1926
MG1905