Página inicial > Notícias > Ampliação da Educação Infantil Indígena nas aldeias da etnia Xerente

Ampliação da Educação Infantil Indígena nas aldeias da etnia Xerente

Criado: Terça, 30 de January de 2018, 17h05 | Acessos: 115

Atendendo ao Plano Nacional de Educação e Plano Municipal de Educação, bem como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Prefeitura Municipal de Tocantínia, através do prefeito Manoel Silvino, está ampliando a oferta de Educação Infantil na Terra Indígena Xerente, onde em 2017 não foram contemplados com a referida modalidade de ensino.

Na última sexta-feira(27), o Secretário Municipal de Educação Professor André Goveia e sua equipe, acompanhado do vereador indígena Raimundo Xerente, percorreram cinco aldeias: Riozinho, Brejo Verde, Lajeado, Cabeceira Verde e Brejo Comprido. Fazendo levantamento e tomada de providencias para o funcionamento de salas de aula da Educação Infantil ligada a Escola Municipal de Educação Infantil SIMSÂRI.

O Secretário realizou reuniões com as lideranças indígenas para firmar uma proposta educativa contextualizada e de qualidade com a comunidade akwẽ. “Não queremos uma proposta educativa de Educação Infantil a ser imposta para o povo akwẽ, mas uma proposta educativa construída com o povo akwẽ. Queremos desenvolver um processo de ensino e aprendizagem não somente voltado para o currículo comum, mas que possa ser personalizado com a cultura indígena akwẽ. Uma Educação Infantil Indígena em que a organização social, a sabedoria dos anciãos, o artesanato, os costumes e tradições e a logística dos espaços educativos estejam presentes no cotidiano escolar” disse Goveia.

As matriculas nessas comunidades começa nesta segunda-feira(29), serão feitas por meio de visitas in loco nas próprias residências das famílias akwẽ, no qual em levantamento prévio e parcial foi constatada uma demanda para o atendimento aproximado de 90 alunos.

registrado em: