Página inicial > Notícias > Tocantínia tem novo Secretário de Educação

Tocantínia tem novo Secretário de Educação

Criado: Segunda, 22 de January de 2018, 11h08 | Acessos: 121
imagem sem descrição.

Depois de oficializada a nomeação do Professor André Ribeiro de Goveia para a Pasta da Secretaria de Educação, o Prefeito Manoel Silvino, reuniu-se com os diretores e coordenadores pedagógicos das Unidades Escolares do Município bem como com a Equipe Técnica e Pedagógica da Semed  e apresentou o novo Secretário bem como as novas diretrizes para o desenvolvimento da Educação na Rede Municipal.

Ainda durante a reunião, Silvino fez um breve comentário sobre as dificuldades enfrentadas no primeiro ano da sua gestão. Disse “tivemos muitos desafios para obter acertos, o motivo todos aqui sabem” se referiu à gestão municipal anterior. E pediu colaboração a todos para assessorar bem o novo Secretário para que o município possa ofertar uma Educação com mais eficiência e qualidade, tanto na zona urbana como rural.

André Goveia é natural de Miracema do Tocantins, porém vive desde os primeiros anos de vida em Tocantínia,  possui formação acadêmica em Administração Pública, Pedagogia e Pós-graduação em Metodologia do Ensino de  Língua Portuguesa e Inglesa, cursou Gestão Escolar, ambos os cursos foram realizados na Fundação Universidade do Tocantins. Como profissional atuou na Direção Adjunta do Centro Educacional Fé Alegria Frei Antônio e Direção Geral da mesma escola. Em 2015 assumiu a Coordenação Estadual da Fundação Fé e Alegria do Brasil no Tocantins e ainda atuou em 2016 como Tecnico da Gerência de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins. Foi Coordenador Pedagógico no Colégio Estadual Batista Professora Beatriz Silva. Tem diversos artigos publicados em Revistas Educacionais dentre eles “A formação para a participação com o Grêmio Estudantil”; “A contextualização do processo de ensino e aprendizagem com a cultura indígena”.  Ao longo dos tempos, ele vem acumulando um amplo currículo de conhecimento e experiência na área de educação, é escritor, por três anos consecutivos vem sendo selecionado entre os melhores escritores do Tocantins por meio do Anuário de Poetas e Escritores do Estado, tendo diversas obras literárias já publicadas com previsão de lançamento de dois livros um para fevereiro e outro para julho.

Por sua vez o Secretário de Educação André Goveia agradeceu o convite do prefeito Manoel Silvino para fazer parte da sua gestão e aos novos colegas de trabalho pela calorosa acolhida e as muitas manifestações  de apoio registradas nas redes sociais por ocasião de sua escolha para a Pasta da Educação. O novo Secretário prometeu se empenhar na sua função dizendo “na nossa gestão a frente da  Secretaria de Educação vocês não terão simplesmente um chefe, vocês terão um amigo e um companheiro no qual poderão contar vinte e quatro horas” afirmando seu comprometimento com a educação do município.

E por fim, segundo André, é possível com a Pedagogia do Amor e da Amizade por meio da rigorosidade metódica como afirma o Educador e Patrono da Educação no Brasil Paulo Freire,  unir a educação num mesmo objetivo, conseguir que a educação seja uma família e tirar Tocantínia do alto índice de analfabetismo melhorando os resultados do processo de ensino e aprendizagem sobretudo do Ideb e conseqüentemente da acessibilidade, permanência e desenvolvimento do aluno. E lembrou na questão indígena que já houveram  avanços com implantação da educação infantil nas aldeias e que esta será ampliada e reestruturada sendo  um dos focos principais na sua gestão.

registrado em: