Página inicial > Notícias Educação > Aldeias Xerente, em Tocantínia, têm atividades festivas em aula inaugural

Aldeias Xerente, em Tocantínia, têm atividades festivas em aula inaugural

Criado: Terça, 06 de March de 2018, 19h37 | Acessos: 704

Nesta  segunda-feira, 05 de março, foi realizada a aula inaugural nas Aldeias Indígenas Akwes Mirassol, Riozinho e Brejo Comprido que marcaram o inicio da Educação Infantil para os alunos que compõem a região dessas aldeias.

Uma movimentada programação festiva marcou, a   aula inaugural das nas aldeias Indígenas Xerente Akwes Mirassol, Riozinho e Brejo Comprido, no município de Tocantínia. O momento festivo, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, aconteceu na segunda-feira (05) e foi marcado por uma grande ação conjunta com a que também envolveu as Secretarias de Assistência Social, de Saúde, de   Meio Ambiente, e Assuntos Indígenas.

O secretário de Educação do município, André Goveia, informou que  mais de cem alunos indígenas foram contemplados com a modalidade de Educação Infantil. Eles também   estão inseridos no Núcleo de Educação Infantil  que integra a   a Escola de Educação Infantil Indígena Simsâri.

De acordo com André Goveia essa conjunta com as demais secretarias mostra o desejo do prefeito de Tocantínia em ver as crianças  do município sendo beneficiadas com uma educação  pública de qualidade e que contemple não só o intelecto,  mas todas os aspectos da vida da criança que para aprender precisa de saúde, bem-estar, qualidade de vida e seus direitos de cidadã contemplados.

“A educação infantil indígena Akwe não é uma educação qualquer,  mas sim uma educação com um currículo significativo e contextualizado com a riqueza da cultura Xerente, que é marca da nossa identidade tocantiniense. Somos todos Akwes Xerente”, destacou o secretário

A aula inaugural da Educação Infantil aconteceu inicialmente na Aldeia Mirassol,  onde a equipe da Secretaria de Educação e as demais Secretarias envolvidas foram recepcionadas na entrada da aldeia pelo ancião indígena, cacique, professores e os alunos. que ao som do canto akwe foram conduzidos até a escola.

A aula inaugural iniciou com danças tradicionais Akwe  e o canto Xerente entoado pelo coral infantil Xerente e o discurso do ancião para os presentes com as falas dos secretários presentes e do vereador Raimundo Kwaskw.  Na oportunidade, o psicólogo Thiago Ferreira ministrou palestra abordando  a questão da  Influência da ação educativa dos pais no desenvolvimento da aprendizagem dos filhos na escola. Os alunos também foram brindados com a realização de brincadeiras e dinâmicas educativas, sob a orientação da recreadora Diana Ramos.

Representando a Secretaria de Saúde, a enfermeira Késia Carvalho   fez orientações   sobre higiene bucal e vida saudável.  Também foi feita a  entrega de escova dental para cada aluno, kits escolares  e material pedagógico para os professores.

Ao final das atividades na Aldeia Mirassol houve o plantio de árvores nativas do cerrado em volta da escola.

IMG-20180306-WA0113
IMG-20180306-WA0185